domingo, 26 de junho de 2011

Reciclagem


Hoje estava pensando no mal que causamos a natureza com um atos tão cotidiano e aparentemente simples: Jogar lixo no lixo.
Mas uma coisa que não pensamos é para onde aquele papel amassado, aquela caixinha de iogurte, aquela garrafa de plástico, pet, etc. vai.
Assisti um documentário muito interessante esses dias: “O Lixo Extraordinário” que trata da vida do catador de lixo do jardim Gramacho, RJ e de um artista Vick Muniz que resolve fazer arte com o lixo.
Simplesmente amei o documentário, pois me fez pensar como uma atitude aparentemente simples pode detonar o meio ambiente, e o pior que essa degradação pode ser evitada com uma atitude mais simples ainda: reciclando o lixo, ou  somente separando lixo orgânico do não-orgânico.
Fiquei observando a vida na cozinha da minha casa e vi que o óleo de cozinha é uma coisa que ninguém sabe o que faz quando ele já está usado e joga ralo abaixo.
Quando o óleo não tem destinação correta pode provocar a destruição do solo, degradação de rios e poluição do meio ambiente e, quando essa substância passa pela rede de coleta de esgoto, a gordura se solidifica e provoca entupimentos, vazamentos e mau cheiro.

O óleo é um dos principais vilões para o perfeito funcionamento do sistema de coleta de esgoto. O excesso dessa substância nos encanamentos exige que sejam feitas manutenções constantes. Em média, 40% das reclamações de mau funcionamento da rede estão ligadas ao alto nível de gordura solidificada nas tubulações. E para a execução desses consertos, ruas têm que ser obstruídas, causando lentidão no trânsito, além do alto custo operacional.

Então achei uma solução bem simples: podemos reciclar o óleo fazendo sabão... Pode ser em barra e até liquido. Vou postar os vídeos aí em baixo.

E fica a dica: reciclem tudo o que puderem... A natureza agradece!






Kamila Rocha


sigam-me também no twitter: @KamilaRocha1
facebook:

http://www.top30.com.br/news/reciclagem-de-material-eletronico


Nenhum comentário:

Postar um comentário